Globo x Palmeiras: O império contra-ataca.



Patética. É dessa forma que podemos resumir a tentativa da Rede Globo de Televisão de influenciar a opinião do STJD e dos torcedores brasileiros (como se já não influenciasse...) diante das atitudes do chileno Valdívia no jogo do último sábado, contra o Paraná.

Nos bastidores do esporte, a guerra entre emissora e clube é velada, porém verdadeira. Não que haja um complô para prejudicar o nosso Alviverde, mas um veículo que é declarado "gambázista" de carteirinha, indiretamente, acaba por prejudicar os clubes rivais - e não falo só de Palmeiras, pois no Rio de Janeiro acontece o mesmo (preciso dizer qual clube carioca é sempre beneficiado?).

Mais lamentável ainda foi a participação de "jornalistas" e "comentaristas" dos canais Globosat no episódio. Neste domingo tivemos um exemplo claro do quanto esses pseudo-imparciais colocam a paixão pelo seu clube, ou os interesses, acima do profissionalismo. André Rizek, gambá declarado, chegou ao ponto de ligar para o presidente do STJD, Flávio Zveiter, e denunciar, pessoalmente, as declarações e atitudes de Valdívia.

Para quem não sabe, o diretor de novelas da Globo, Denis Carvalho, revelou há algum tempo que André Rizek já fez uma ponta como gogo boy para uma matéria da Playboy. O que significa vender a opinião para quem já teve o gostinho e a indecência de oferecer o próprio corpo pela "profissão"?

Para piorar, no programa Bem Amigos desta segunda, o convidado - e mau caráter - Émerson Sheik soltou a seguinte pérola: "Não vi as imagens, mas vi os comentários. Na verdade, deixa a desejar como profissional. Não entendo que seja uma atitude que serve como exemplo para ninguém. Talvez seja punido por isso".

O atacante usou a palavra "exemplo". O que dizer, então, sobre os crimes que o jogador responde por lavagem de dinheiro, contrabando, formação de quadrilha, estelionato e falsificação ideológica, ou não é do conhecimento público que Émerson é o nome fictício do ex-atleta Marcio Passos de Albuquerque. Quanto exemplo, não é?

Não achem, também, que vou aliviar para Valdívia. O jogador não é santo e errou ao escancarar e debochar no momento em que levou o cartão amarelo. Que fique claro: não errou ao forçar a suspensão, prática comum no futebol e válida, na minha opinião, por se tratar de uma estratégia de jogo; mas pecou ao falar demais.

Quero encerrar o post com o comentário proferido por Caio Ribeiro, em um raro momento de lucidez, no mesmo Bem Amigos. Resume o que penso sobre o assunto: "Qual a diferença do que o Valdivia fez para o que o Lodeiro fez quando marcou pelo Botafogo (contra o Atlético-MG) e tirou a camisa para forçar o amarelo? Quando o D’Alessandro tomou um amarelo para ficar fora contra o Náutico e jogar contra o Grêmio? Então, a gente está punindo a sinceridade do Valdivia. Nesse caso, eu acho que a gente perde um pouco da razão".





Globo x Palmeiras: O império contra-ataca. Globo x Palmeiras: O império contra-ataca. Reviewed by Bruno Mariott on agosto 13, 2013 Rating: 5

3 comentários

  1. é só o curinga cair pra série B que o campeonato passa a ser transmitido em rede nacional...

    Eu estou por fora total do mundo do futebol, mas Valdivia sempre teve essa fama.

    ResponderExcluir
  2. Você poderia ser mais imparcial no texto rsrs faz tempo que não assisto Globo, e se ela passa mais o Corinthians, é por causa da audiência... não vai querer dizer que o Palmeiras dá mais audiência, isso é querer ser cego... e TV Aberta é só isso que importa, infelizmente...

    ResponderExcluir
  3. Bom, a rede Globo, tem o maior esquema de manipulação, e isso já sei faz tempo o e por isso nem assisto, então não é novidade para mim isso de manipulação de opinião, inclusive que até outras redes já fizeram comparação de um homem comentarista da globo falando algo, metendo o pau e no dia seguinte falando tudo ao contrário.

    ResponderExcluir