Resumo do fim de semana esportivo.




Perdeu, mas ainda é o campeão

Terceira derrota nos últimos quatro jogos, verdade, mas ainda campeão pois a concorrência dá mole e não tira proveito de tal momento. É o Cruzeiro após cair pro Coritiba, que teve como autor do gol decisivo Keirrison, que não marcava havia dois anos, desde justamente a Raposa no empate por 3 x 3 com o São Paulo. É um jogador que surgiu muito bem, mas que teve diversos problemas e caiu em descrédito completo, o que é uma pena. Por isso mesmo, foi uma cena tocante a de sua emoção por voltar a estufar as redes, ainda mais numa hora em que o Coxa precisava disso para continuar respirando na luta contra o rebaixamento.

Falei da concorrência dar mole. O Grêmio assim fez no muito elogiado Gre-Nal de Caxias do Sul - que só foi muito bom, como li a maioria do povo dizer, pois não pude assisti-lo (e nem a qualquer outro jogo na tarde deste domingo) por ser nocauteado por um resfriado muito forte que me atrapalha desde a semana passada. Depois de tomar o primeiro gol do Internacional, o Tricolor ganhou um empate no golaço contra do Jackson e até virou, mas o Colorado buscou outro empate no pênalti cobrado pelo D'Alessandro. No fim das contas, de bom mesmo ficou só o jogo em si, pois o resultado não foi nada bom naquilo que os dois times objetivam.

Enquanto isso, o Goiás passou o carro no Atlético Paranaense ao trincá-lo sem a menor cerimônia para fechar quatro vitórias consecutivas na competição. Walter mais uma vez foi o nome da tarde, pela participação muito boa na origem do primeiro gol e pela autoria do terceiro, mas também pela postura de não comemorar sua fatura em protesto tanto pela pouca presença da gente alviverde ao Serra Dourada (dava para ter ido mais que apenas 15 mil pessoas) quanto por algumas delas terem aprontado badernas nas arquibancadas, o que enfeiou tudo. Uma palhaçada, como o próprio atacante definiu. O Furacão perdeu terreno e o Esmeraldino cresceu.

Outro que marcou passo foi o Botafogo, que parecia que emendaria a quinta vitória consecutiva sobre o Vasco ao abrir dois gols de frente, mas tomou dois e ficou num empate ruim para ambos, já que o Glorioso ficou mais distante da segunda posição e o Cruzmaltino teve dificultada sua luta para fugir do descenso. O domingo não teve carioca sorridente pois o Flamengo levou um golaço do meio da rua de Lucas Cândido, que deu ao Atlético Mineiro sua primeira vitória neste confronto após três anos e cinco jogos (três perdidos e dois empatados).

Nos três jogos SP x Nordeste, vantagem paulista. Dois foram contra baianos. Tudo igual no Canindé, Vitória saindo na frente e Portuguesa empatando. Por sua vez, o Bahia teve dois jogadores a mais em dado momento, mas teve quebrada a série de cinco partidas sem derrota na Fonte Nova pois bastou um gol do Aloísio (que ainda vai desmontar o Muricy com aquilo de voadora na comemoração) para o São Paulo vencer, que era o que mais importava, e completar 13 pontos ganhos nos últimos 15. Ah, se a casamata mudasse antes...

Já em Pernambuco, nem fechou 1 minuto completo e o Santos já estava na frente. Com apenas 26 minutos, estava 4 x 0. É só porque tirou o pé do acelerador, pois se mantém o bafo na nuca, perigava chegar a 10 ou 12 sem qualquer exagero. O Náutico até teve um belo gol do Maikon Leite, mas tomou mais um e saiu da Arena com uma mão cheia de gols contra ele, que perdeu a quinta seguida e já deve pensar na Série B.

Por fim, o Corinthians desencantou após 469 minutos no gol da vitória sobre o Criciúma, que reclama que um tento seu não foi validado - e não falo deste lance pois não consegui vê-lo para dizer se foi correto isso ou não. A baixa da noite foi Cássio, que se machucou tão seriamente que tá fora do jogo de depois de amanhã, contra o Grêmio, pela Copa do Brasil. A saber quem o substituirá, se Walter (que o sucedeu no sábado e ali fez a estreia no time) ou Danilo Fernandes. Já Diego Cavalieri deu uma de Carlos para alegria da Ponte Preta, que depois não ficou alegre com o empate do Fluminense, que não sorriu pois há seis partidas não ganha.

Após 30 rodadas, temos isso no Campeonato Brasileiro: 1) Cruzeiro, 62; 2) Grêmio, 53; 3) Atlético Paranaense, 51; 4) Botafogo, 50; 5) Goiás, 46; 6) Atlético Mineiro, 45; 7) Vitória, 44; 8) Santos, 43; 9) Internacional, 42; 10) São Paulo, Flamengo e Corinthians, 40; 13) Portuguesa, 38; 14) Coritiba, 37; 15) Fluminense e Bahia, 36; 17) Vasco, 33; 18) Criciúma, 32; 19) Ponte Preta, 30; e 20) Náutico, 17. Enquanto os pretensos concorrentes do Cruzeiro não tiraram proveito do seu fracasso ao também se darem mal, o pessoal da zona de rebaixamento se lascou bonitaço por não fazer suas partes e ver a concorrência conseguir tirar coelhos das cartolas. E dizer o quê do Náutico? São 20 pontos de distância pro último fora do Z4, faltando oito rodadas.

A Série A dá um tempo para as Copas do Brasil e Sul-Americana, retornando apenas no próximo sábado, com Cruzeiro x Criciúma e Botafogo x Atlético Mineiro. No domingo, cinco partidas acontecerão à tarde: Portuguesa x Flamengo (no Castelão de Fortaleza), Internacional x São Paulo, Corinthians x Santos (em Araraquara, ainda em perda de mando de campo corintiano), Bahia x Atlético Paranaense e Ponte Preta x Vasco. As demais são do começo da noite: Coritiba x Grêmio, Fluminense x Vitória e Náutico x Goiás. O próximo fim de semana será o último com as partidas iniciando às 16h e às 18h30 no BBB (Big Ben Brasília). Depois, uma hora mais tarde.


A uma vitória do retorno

É o Palmeiras na Série B, onde chegou aos 68 pontos em 31 partidas ao ganhar do Bragantino na casa deste. Ajudado ele foi pelo Icasa surpreendentemente perder pro São Caetano - e não importa que a partida tenha sido no ABC paulista, pois as posições dos times e seus momentos só indicavam um triunfo do Verdão do Cariri. O Verdão de SP, por sua vez, confirmará o retorno na letra fria dos números à Série A diante de sua gente, jogando no Municipal de Sampa City no próximo sábado justamente contra o Azulão. Pode preparar o clima de festa.

Enquanto isso, a briga pelo acesso está muito boa. O Sport só empatou com a vice-líder Chapecoense e perdeu a chance de dar uma avançada nessa disputa. Já o Figueirense deixou escapar uma chance daquelas para dar uma aproximada da quarta posição ao ser abatido em seu território pelo Joinville, vindo de oito rodadas de ferro na cabeça e que ficou a quatro pontos do G4. Por fim, não se confirmou a sequência de sete vitórias seguidas do ABC pois o Guaratinguetá não deixou, já que virou o marcador, permitiu o empate, mas fechou o quatrilho.

A classificação está assim e aponta asterisco para times com um jogo a menos, consequentemente com 30 disputados: 1) Palmeiras, 68; 2) Chapecoense*, 58; 3) Sport e Avaí*, 50; 5) Paraná*, 49; 6) América Mineiro, 48; 7) Icasa e Ceará, 47; 9) Joinville, 46; 10) Figueirense*, 45; 11) Boa Esporte, 43; 12) Bragantino e Guaratinguetá, 39; 14) América de Natal e Oeste, 36; 16) ABC*, 35; 17) Atlético Goianiense** e São Caetano, 30; 19) Paysandu*, 29; e 20) ASA, 31. Notaram dois asteriscos? É que o Atlético está duas partidas atrasado.

Atrasadas são as partidas desta terça: Paysandu x ABC (na Curuzu pós-tensão de anteontem), Chapecoense x Figueirense e Paraná x Atlético Goianiense. E sábado, olhos atentos a Palmeiras x São Caetano.


Destaques da Europa

O Campeonato Espanhol completou 9 rodadas e tem o Barcelona ainda líder com 25 pontos apesar do empate com o Osasuna. O Atlético de Madrid poderia superá-lo, mas perdeu pro Espanyol e parou nos 24. Por sua vez, o Real Madrid derrotou o Málaga com um do Cristiano Ronaldo e foi aos 22 pontos.

O Campeonato Italiano atingiu 8 rodadas e a Roma mantém os 100% depois de bater o Napoli, que parou nos 19 e ainda é o segundo colocado devido à incrível derrota da Juventus, que tinha 2 x 0 de vantagem, pra Fiorentina, que virou para 4 x 2 com direito a trinca do Rossi. Dos milaneses, a Internazionale foi apenas aos 15 pontos com o empataço de 3 gols com o Torino e o Milan mal somou 11 com o triunfo diante da Udinese.

O Campeonato Inglês também tem 8 rodadas e o primeiro colocado é o Arsenal, que deu de quatro no Norwich para atingir 19 pontos, dois acima do Chelsea, que virou e teve um do Oscar no quatrilho sobre o Cardiff, e do Liverpool, que empatou fora de casa com o Newcastle. Da dupla de Manchester, o City foi aos 16 pontos com os 3 x 1 na casa do West Ham e o United só tem 11 após o empate com o Southampton. Volta, Ferguson!!! (rs)

O Campeonato Alemão completou 9 rodadas e os três primeiros estão bem pertinho. O Bayern de Munique virou para quatrilhar o Mainz e somar 23 pontos, um a mais que o Borussia Dortmund, que superou o Hannover, e o Bayer Leverkusen, que visitou o Hoffenheim e o derrotou.

O Campeonato Francês tem vencidas 9 rodadas. O Paris Saint Germain teve duas dobras, uma do Cavani e outra do Ibrahimovic (com direito ao golaço de calcanhar de costas), aniquilou o Bastia e tem 24 pontos ganhos. São dois a mais que o Monaco, que tomou dobra do Sochaux e buscou a igualdade.

Por fim, o Campeonato Português não aconteceu neste fim de semana por dar lugar à Taça de Portugal, que teve partidas como Porto 1 x 0 Trofense, Cinfaes 0 x 1 Benfica e Sporting 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 x 1 Alba.

Campeão africano no caminho do Bayern?

Pode ser, se passar pelo campeão asiático nas quartas-de-final. Mas quem vai ganhar a Liga dos Campeões da África? O sul-africano Orlando Pirates, que eliminou o tunisiano Espérance com um empate? Ou o egípcio e já "habitué" do torneio continental Al Ahly, que só nos pênaltis passou pelo camaronês Cotonsport?

Outro massacre dos juvenis

Mais uma vez, o Brasil foi vazado e respondeu com meia dúzia de tentos nas redes oponentes. Assim foi na estreia contra a Eslováquia, assim foi ontem contra os Emirados Árabes Unidos. Classificação antecipada pro time do Alexandre Gallo, que fechará a primeira fase na tarde desta quarta-feira enfrentando Honduras, que na outra partida de ontem empatou em 2 gols com os eslovacos e que ainda sonham com a liderança da chave.





Resumo do fim de semana esportivo. Resumo do fim de semana esportivo. Reviewed by Bruno Mariott on outubro 21, 2013 Rating: 5

2 comentários

  1. ah! gostei das notícias! realmente, é sempre bom ficarmos sabendo do resumo esportivo, dessa forma, tão bem colocada, abçs

    ResponderExcluir
  2. Ótimo blog esportivo. Como gremista, espero que o Cruzeiro tropece mais e mais. Abraços!

    ResponderExcluir