Feliz Aniversário, Palmeiras! 97 anos de Glórias

A história do Palmeiras é, disparadamente, a mais bela de todos os clubes. Podemos resumir a história do clube em superação, em conseguir resolver todos os seus problemas com o apoio da sua imensa massa e ainda por cima se tornar o maior Campeão do Século XX, superando qualquer time, até o temível e sensacional Santos do Rei do futebol, Pelé.
Os imigrantes italianos que desembarcaram no Brasil buscando uma oportunidade justa de trabalho – assim é o sangue italiano, digno – encontraram na tecelagem um meio de vida. Perto da região da Água Branca, a Companhia Antárctica criava uma área de lazer para seus funcionários. Diante disso, os italianos fundaram o Palestra Itália, em 26 de agosto de 1914. Aquele dia, histórico, marcou o início de uma vida legendária, recheada de títulos e vitórias importantes.
Diversos craques, ao longo desses 97 anos, vestiram a nossa camisa. Podemos destacar Ademir da Guia, Leivinha, César Maluco, Edmundo, Evair e tantos outros que colaboraram para a galeria de taças crescer cada vez mais.
Entre os títulos mais importantes, o Mundial de 1951 não pode ser jamais esquecido. O Palmeiras conseguiu resgatar a glória e o orgulho brasileiro, perdido um ano antes após a derrota para o Uruguai, na final da Copa do Mundo, no Maracanã. O “Maracanazzo”, como ficou marcado aquela partida, destroçou o orgulho de milhões debrasileiros que temiam pelo futuro do futebol nacional. Um ano depois, o Verdão bate a Juventus de Turim, no mesmo estádio que o Brasil perdeu a Copa, e é saudado por todos os cariocas e brasileiros como legítimo Campeão do Mundo. O Primeiro Campeão do Mundo.
A Academia, na década de 1970, foi exemplo de pioneirismo. Diversos títulos conquistados sob a liderança do maestro, do até leviano Ademir da Guia. Ademir brincava com a bola, com os pés, com a arte de jogar futebol. Calmo, tranquilo, o jogador flutuava no campo e foi considerado um dos maiores jogadores do futebol brasileiro, mesmo não tendo sorte com a camisa verde e amarela.
Depois de 17 anos de jejum, o Palmeiras exagerou de comemorar títulos na década de 1990. O ponto de partida da comemoração foi o Paulistão de 1993, enfiando uma goleada gostosa no Corinthians, em plenoMorumbi, por 4 a 0, e sagrando-se Campeão Paulista. Evair e Edmundo só não fizeram chover…
Em 1996, o Palmeiras quebrou mais um recorde importante: foi o time que mais fez gols na era profissional. Recorde nunca batido, por nenhuma equipe no mundo. Liderado por Rivaldo, Muller, Djalminha e Vanderlei Luxemburgo, o time enfiava goleada atrás de goleada, e levantou o Paulistão com o melhor índice da história do futebol profissional.
Já em 1999, a consagração: depois de levar o caneco da Copa do Brasil, em 1998, O Verdão foi classificado para disputar a Libertadores de 1999 e, sob o comando do técnico Luiz Felipe Scolari, foi Campeão, eliminando diversos times como Corinthians, River Plate, Vasco e levando a taça contra o Deportivo Cáli, da Colômbia.
O início do Século XXI não tem sido muito bom. Apenas o Brasileiro da Série B e o Paulistão de 2008 foram levados pelo Palestra. Mas o orgulho da sua imensa torcida, a alegria e as cores da nossa camisa prevalecem hoje como uma verdadeira religião, uma verdadeira fé. O torcedor e associado se prepara para receber a grandiosa Arena Palestra Itália, que será o futuro cartão postal da cidade de São Paulo. Cheio de curvas, cores e tecnologia de ponta, o estádio foi construído com recursos próprios e não visando jamais Copa do Mundo. Para o palmeirense, o que interessa é ser digno e ver sua equipe jogar na sua casa. E que bela casa, no????
Parabéns Palestra Itália, que morreu líder e viu o Palmeiras nascer Campeão, em 1942. Quando os burgueses resolveram sumir com a bola, após levar uma goleada na primeira etapa. São essas histórias que precisam ser contadas para nossos filhos, netos, bisnetos. O orgulho palmeirense jamais pode ser ferido!
Parabéns pelos 97 anos, Palestra do nosso coração!







Palmeiras Campeão Mundial 1951.





Homenagem ao Palmeiras

Feliz Aniversário, Palmeiras! 97 anos de Glórias Feliz Aniversário, Palmeiras! 97 anos de Glórias Reviewed by Bruno Mariott on agosto 26, 2011 Rating: 5

Nenhum comentário